sábado, 8 de outubro de 2011

PROJETO: Cantarolando o meu bairro.


Projeto: Cantarolando o meu Bairro!

CANTAROLANDO O MEU BAIRRO
 
Se Essa Rua Fosse Minha
Cantigas Populares

Se essa rua
Se essa rua fosse minha
Eu mandava
Eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas
Com pedrinhas de brilhante
Só pra ver
Só pra ver meu bem passar

Nessa rua
Nessa rua tem um bosque
Que se chama
Que se chama solidão
Dentro dele
Dentro dele mora um anjo
Que roubou
Que roubou meu coração

Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
Tu roubaste
Tu roubaste o meu também
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
Foi porque
Só porque te quero bem
OBJETIVOS GERAIS
  • Observar a vida em sociedade.
  • Conhecer sobre a rua e as pessoas que ali convivem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Promover a integraçao do aluno à comunidade em que vive.
  • Valorizar a cultura local, descobrindo talentos e estimulando a cidadania.
  • Conhecer e estudar o bairro em que a escola e o aluno estao localizados.
  • Integrar a turma as atividades propostas.
  • Desenvolver atividades de escrita, tais como: poemas, músicas, desenhos, maquete, teatro e sarau de cordel.
  • Promover um dia de apresentaçao na escola com todas as atividades realizadas.
TEMPO DE DURAÇAO
1 Mes

FAIXA ETÁRIA
6° ao 9° ano.
 
 PRIMEIRA EQUIPE
Belezas e mazelas do bairro
1- Visita ao bairro com os alunos, ou seja, nos arredores da escola observando o que tem de bonito e feio.
2- De volta à sala de aula, farao uma lista com tudo o que foi observado.
3- Escolher apenas um item (bonito ou feio), trabalhando as vantagens.
4- Procurar músicas conhecidas que falem sobre o tema.( A professora poderá selecionar algumas músicas sobre o tema escolhido).
5- Selecionará a música que mais se identificar com o tema e juntos copiarao a letra da música e ensaiarao.
6- Depois de escrita, interpretada e cantada várias vezes, montar e ensaiar uma peça teatral baseada na música e lugar visitado.

SEGUNDA EQUIPE
O ARTISTA DO BAIRRO
 
1- Como tarefa de casa, irao pesquisar artistas do bairro onde moram. Irao também descobrir se alguns de seus familiares exercem alguma atividade artística com: artesanato, tocar algum intrumento, pintar, cantar, bordar...
2- Irao trazer para a sala a caricatura do artista e o trabvalho feito por ele (biografia do autor). 
3- Escrita de uma memória desse artista.
4- Convidar o artista para a divulgaçao do seu trabalho no dia da apresentaçao do evento.

TERCEIRA EQUIPE
Estabelecimentos do bairro.
1- Solicitar a pesquisa da história do bairro em livros e na internet buscando fotos, imagens que mostrem como era antigamente e como é hoje.
2- Conhecer os estabelecimentos do bairro:
2.1. Padaria, onde aprenderam a fazer o pao
2.2. Posto de saúde, onde tiveram a oportunidade de aprender a fazer curativo.
2.3. Farmácia.
2.4. Posto de combustível.
2.5. Supermercado.
2.6. Creche.
2.7. Associaçao.
2.8. Pracinha.
3- Com todas as informaçoes em maos após a visita ao bairro, é hora de o grupo confeccionar sua maquete.
 
QUARTA EQUIPE
Sarau de cordel
1- Relembrar a música do início do projeto, SE ESSA RUA FOSSE MINHA, e criar um livrinho de cordel, tendo como título da famosa cantiga popular e como tema o bairro por onde andei.
2- Correçao, dando sentido e emoçao a cada estrofe criada.
 
APRESENTANDO O PROJETO.
1- Ornamentar o local com objetos artesanais do Bairro.
2- Convidar pais/comunidade e outros alunos para assistirem ao projeto.
3-Organizar os grupos, caracterizando-os com o seu subtítulo.
4- No intervalo de uma apresentaçao e outra apresentar um artista e sua arte, ex: uma mae pintando, bordando ou um pai cantarolando uma cantiga de roda.
5- Encerrando o Projeto com um belo chá e um biscoitinho para selar a vinda àquele local.

Maria Suziane Araujo Diniz.
Que este projeto sirva de insentivo a muitos professores!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário