sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Produzindo um texto poetico a partir de um texto.


Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino Fundamental InicialLíngua PortuguesaLíngua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental InicialLíngua PortuguesaLíngua oral: gêneros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Observar a estrutura e as características de um texto poético.                    
Produzir, em duplas, um texto poético com base em outro.                    
Realizar a apresentação das poesias produzidas na "Roda da Poesia".                   
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimento do gênero textual poesia e suas características.
Estratégias e recursos da aula
1. Conversar: Todo mundo tem vizinho. Pode ser o vizinho do lado de casa, de apartamento, o vizinho do lado de carteira na escola, o vizinho do lado da fila... Então, temos vizinhos o tempo todo.
2. Entregar o poema a seguir.
O vizinho do lado
Não suporto o meu vizinho!

Imagine que o danado,
Com a cara mais lavada,
Passa pela minha frente
Como se eu não fosse nada.

Não suporto o meu vizinho!

Roda  pelo bairro todo,
Sem prestar nem atenção,
E se esquece que uma vez
Lhe emprestei o meu pião.

Não suporto  meu vizinho!

É um moleque egoísta,
Pedalando assim a esmo,
Não quer saber dos outros,
Pois só pensa em si mesmo.

Não suporto o meu vizinho!

Se eu pudesse, agora mesmo
Me mudava da cidade,
Ou melhor: mudava ele
Pra bem longe, na verdade.

Não suporto o meu vizinho!

Ele tem cara de bolo,
De embrulho sem barbante,
De bocó e de pateta!

Ah!, moleque feio e tolo!
Pensa que é muito importante
Só porque tem bicicleta.

Não suporto o meu vizinho!

Eu só vou mudar de ideia
De uma forma bem completa,
Se o danado do vizinho
Me emprestar a bicicleta...
                                            Pedro Bandeira
3. Após a leitura silenciosa, realizada pelos alunos e a leitura oral pelo professor, propor as seguintes atividades.
Oralmente:
a) Como se chamam textos como esse?
b) Como é "o vizinho do lado" de que o texto fala?
Por escrito:
O texto que você leu é um poema/poesia.
a) Quantas estrofes há no poema "O vizinho do lado"?
* Um conjunto de versos recebe o nome de estrofe.
b) Escolha duas estrofes do poema, copie-as no seu caderno e diga qual é o número de versos de cada um.
* Verso é cada uma das linhas de um poema.
c) Na estrofe abaixo, quais são as palavras que rimam?
"Imagine que o danado,
Com a cara mais lavada,
Passa pela minha frente
Como se eu não fosse nada."
d) Há várias rimas no poema que você leu. Observe as duas listas de palavras abaixo e forme pares com as palavras que rimam:
Lista 1                                                                          Lista 2
lavada                                                                            biblioteca
pateta                                                                             mesmo
esmo                                                                              bicicleta
cidade                                                                             pião
barbante                                                                          nada
atenção                                                                           tolo
peteca                                                                             importante
bolo                                                                                verdade
* Rima é a repetição de sons iguais ou parecidos, em uma ou mais sílabas.
4. A "voz" que fala no poema que você leu diz que não suporta o vizinho.
   Que tal fazer o contrário, ou seja, escrever um poema dizendo que adora alguém? Pode ser um vizinho, um parente, um colega de sala... É só seguir o roteiro abaixo.
Professor: realizar a atividade em duplas.
Antes de fazer:
* brinca com você?
* lhe empresta coisas?
* ensina a você muitas coisas? (cite algumas)
* respeita seu jeito de ser?
Como fazer:
 Escreva uma estrofe para cada ação que você listou. Antes, faça um rascunho, criando rimas em cada estrofe.
Antes de passar a limpo, observe se:
* dividiu o poema em estrofes;
* apresentou, em cada estrofe, uma qualidade da pessoa homenageada;
* utilizou palavras que rimam em cada estrofe.
Finalizando:
Passe seu poema a limpo, fazendo as modificações necessárias. Se quiser, poderá ilustrá-lo. Capriche, pois ele será apresentado na "Roda da Poesia".
5. Após a realização das atividades propostas, o professor deverá orientar os alunos para a apresentação das poesias produzidas.
6. Poderá ser improvisado um palco para as apresentações, caso a escola não possua um local apropriado para tal atividade.


Recursos Complementares
Avaliação
Ao final das atividades o professor irá avaliar se os alunos:
- observaram a estrutura e as características de um texto poético;
- produziram, em duplas, um texto poético com base em outro;
- realizaram a apresentação das poesias produzidas na "Roda da Poesia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário